Setembro 2024

EDITORIAL

Em 2024, passam dez anos sobre as demolições na praia de S. Bartolomeu do Mar: local idílico que chamava gente de todo o norte do país e acolhia, nos seus casarios rústicos, muitos dos veraneantes que a procuravam por causa do iodo, a aconselhamento médico.
A serenidade do mar e o seu areal invejoso eram cúmplices no chamamento da praia. O povo de S. Bartolomeu do Mar era “unha e carne” com a praia e o mar e dele sabia tirar todos os proveitos que oferecia: mexilhão, polvos, peixes variados, caranguejos… mas também o sargaço que dava um gosto especial aos produtos agrícolas da terra, ou que se aproveitava para vender à indústria. A própria tradição da Procissão de S. Bartolomeu, no dia 24 de agosto, de atravessar grande parte do areal, proporcionava um encanto e beleza impares e únicos!
Mas tudo muda. Hoje a praia… não é praia. Não chama ninguém. Não pode ser usada ou usufruída, face às condições que apresenta: repleta de godos ou seixos, como o povo diz.

A Brisa das Ideias

O Ciclo
O Ciclo Opinião

O Ciclo | Séculos de materialismo desampararam o Ser Humano ao ponto de ter a alma em ferida aberta. A inflexibilidade das religiões do livro, no seu aspeto exterior, fez com que se insistisse tanto no absurdo dos seus dogmas literais que se acabaria por ridicularizar todo o sagrado. As grandes religiões e os seus seguidores deram lugar às multidões ancoradas nos credos políticos - uma outra forma de religião, um outro sentido das coisas, uma aparência de ideal pelo qual lutar, mas que não oferece transcendência, que se esqueceu da chave-mestra. E, no entanto, tudo continua a obedecer ao ritmo e ao ciclo, algo além da opinião, algo que pode ser apreendido pela constatação, pelo labor interno.
Tudo nasce, cresce, declina e morre - desde uma estrela, uma galáxia, a um inseto, a nós mesmos. Mesmo que o saibamos, a partida de alguém amado dói como dói qualquer despedida. Mas virá o dia em que não o saberemos, antes sim o viveremos, o saberemos com a paz do coração e com o sorriso calmo de quem sabe do trânsito de tudo. Uma longa e alegre peregrinação - a morte poderia ser para nós outra coisa ainda. Onde, onde estão os golfinhos de Elêusis?
Um dia saberemos do concreto da barca de Osíris, da qual, aliás, a barca do nosso São Bartolomeu, que todos os anos vai em ombros pela procissão, acaba por ser uma longínqua reminiscência.

Antony Capitão* | antony.brisademar@gmail.com

CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR HOMENAGEOU FUNDADOR FERNANDO CEPA


O Centro Social da Juventude de Mar homenageou, no dia 15 de outubro, o seu fundador e presidente ao longo de mais de quarenta anos, FERNANDO CEPA.
Do programa constou a bênção e inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Social da Juventude de Mar, que passa a designar-se “PAVILHÃO FERNANDO CEPA”, um jogo de andebol feminino e um jantar convívio que reuniu mais de duas centenas de amigos.
Dia de grande festa, mas sobretudo, de agradecimento por quem dedicou, de forma gratuita e voluntária, a sua vida à Freguesia de Mar. Fez-se justiça a quem nunca exigiu nada e tudo deu!
Obrigado!


Benjamim Pereira e Vítor Dias inauguram o Pavilhão Fernando Cepa, sob o olhar de Estêvão Abreu e Fernando Cepa.


O Pe. Franquelim Neiva Soares benzeu as instalações


Foram várias as entidades presentes
Presidente Estêvão Abreu
Vítor Dias, do IPDJ, Braga
Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal

HOMENAGEM: JANTAR DE AGRADECIMENTO


“Um mar de gente” (foram mais de duzentas pessoas) marcou presença no jantar de homenagem e de agradecimento a Fernando Cepa
Fernando Cepa recebeu da direção do Centro uma salva em prata
Fernando Cepa rodeado de funcionárias do Centro Social de Mar
Uma homenagem que deixou “feliz” o homenageado e que dignificou o Centro Social de Mar ao saber reconhecer todo o trabalho e canseiras do seu fundador: Fernando Cepa.

ROMARIA DE S. BARTOLOMEU: CARTAZ ÍMPAR

ROMARIA DE S. BARTOLOMEU DO MAR
A multissecular Romaria de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende, entre 15 e 24 de agosto.

MAR HOMENAGEOU TIO ABÍLIO

Povo reconheceu trabalho do Abílio Cerqueira.

ESCUTEIROS: CHEFE JOÃO PAULO DISTINGUIDO

RODRIGUES SAMPAIO HOMENAGEADO

ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E HOMENS DE LETRAS DO PORTO HOMENAGEIA ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO

Dr. Cepa Carneiro: Homenagem ao Médico de Família

No final da cerimónia da entrega das distinções, o médico Cepa Carneiro, o “nosso” Dr. Né, em declarações ao “Brisa de Mar”, manifestou o seu contentamento pela distinção recebida já que esta “é uma homenagem aos médicos de família que tiveram uma nova maneira de abordar a medicina”, implantada por António Arnaut e Paulo Mendo; ou seja, “é uma maneira de usar a medicina ao serviço do povo; um médico que fazia parte da própria família do utente; é uma forma de reconhecer o trabalho do médico de família”, avançou Cepa Carneiro, que dedicou toda a sua vida profissional com uma paixão gratuita e voluntariosa, o que constituiu uma marca do seu quotidiano… um verdadeiro sacerdócio medicinal.

Recordando... DOUTOR JOSÉ VAZ SALEIRO E SILVA

Passa este ano o 25º aniversário do falecimento do nosso conterrâneo e académico ilustre - de renome internacional - o Professor Doutor José Vaz Saleiro e Silva. Foi, precisamente, no dia 3 de abril de 1998 (parece que foi ontem) que o Doutor José saleiro, de 59 anos, marido da Professora Maria Alice Machado Pires Carneiro nos deixou, após ter sofrido um acidente de viação, junto à Solidal, em Esposende, quando se deslocava para o trabalho, no Porto. Depois de ter dado assistência médica à pessoa que causou o acidente e depois de comunicar com as autoridades dos Bombeiros e GNR, quando se dirigia para a sua viatura foi acometido de um enfarte do miocárdio fulminante, segundo a informação da época. Ao recordamos, com saudade e carinho, esta figura tão querida e ilustre da nossa pacata terra, queremos prestar-lhe a nossa mais sincera homenagem por tudo o que fez, publicamente ou no seu silêncio de ouro, pela nossa terra: esteve sempre presente como médico para os doentes que necessitavam, participou ativamente nas iniciativas culturais promovidas pelo Centro Social de Mar; pelo concelho, fez parte do Conselho Municipal de Esposende, em representação da Ordem dos Médicos e, sobretudo, em termos académicos e científicos ligados à medicina, revolucionando a “sua” Anatomia Patológica, guindando-a, juntamente com a equipa de trabalho, em especial com o Doutor Daniel serrão, para patamares nunca vistos. E porque a sua bondade, a defesa dos valores humanitários e de serviço público e aos demais, de cientista de excelência, nas suas diversas dimensões são merecidas de serem reconhecidas, é de inteira justiça que este célebre e ilustre filho da nossa terra seja reconhecido publicamente pelas entidades competentes. Doutor José Saleiro, por tudo o que fez ao longo da sua vivência terrena, o nosso MUITO OBRIGADO!

HOMENAGEM AO JOSÉ RAMIRO, BANHEIRO DA ROMARIA

Como é do conhecimento de todos os presentes, faleceu no passado mês de novembro o Sr. José Ramiro de Abreu Brás.
O Sr. José Ramiro, natural de Mar, nasceu a 06 de junho de 1953 e destacou-se na nossa comunidade como “O Banheiro” da Romaria de S.Bartolomeu Mar, contribuindo de forma singular para a preservação da tradição secular do Banho Santo.
O Zé Ramiro, como era tratado pela comunidade marense, foi um homem simples e despretensioso, que marcou aqueles com quem se cruzou. Em especial, no dia 24 de agosto sentiremos saudades do carinho com que banhava as crianças e do cuidado com que as amparava quando saíam da água. A sua figura carismática enquanto Banheiro perdurará certamente como um dos principais postais da Romaria de S. Bartolomeu, tendo sido também, por diversas vezes, a “voz” do Banho Santo, ao ser interpelado pela comunicação social, sem que nunca tivesse procurado protagonismo.
O seu falecimento representa uma perda significativa para a nossa comunidade e, por isso, propomos à Assembleia da União de Freguesias de Belinho e Mar um voto de pesar. O contributo do Sr. José Ramiro perdurará na nossa memória enquanto coletivo. Considerando a gratidão e o reconhecimento pelo contributo prestado propomos à mesma Assembleia a atribuição, a título póstumo, de um voto de louvor ao Sr. José Ramiro.”
Assembleia de Freguesia, 2022.12.19

CONVÍVIO DOS EX- COMBATENTES DE MAR

Os Antigos Combatentes do Núcleo de Mar celebraram o 14º Aniversário.

Convívio Ex Combatentes do Ultramar de S. Bartolomeu do Mar

O XIV aniversário do Núcleo dos Ex Combatentes do Ultramar de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, ficou marcado pela homenagem aos ex Combatentes, no dia 28 de abril, com um programa simples, mas carregado de emoção. Presidiu às cerimónias o presidente da Junta, Manuel Abreu..
Colocação de uma coroa de flores no Memorial dos ex Combatentes, no Largo 25 de Abril, em Mar.

Andebol: Campeãs Juvenis do Centro Social de Mar recebem Taça

No dia 6 de maio, as Juvenis de andebol do Centro Social da Juventude de Mar que se sagraram campeãs da Associação de Andebol de Braga, receberam a respetiva TAÇA das mãos do presidente Manuel Moreira e do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Rui Losa. Parabéns atletas, diretores e técnicos.

DR. MANUEL AUGUSTO SALEIRO FALECEU

No dia 14, após doença prolongada, o médico amigo da natureza, deixou-nos.

OBRIGADA, VALÉRIA

A Valéria, antiga cozinheira do Centro Social de Mar, deixou-nos.
Obrigada, por tudo!

OLÍVIA PENA CHEFE DE ESCUTEIROS

É a primeira mulher a liderar o Agrupamento.

ADEUS, PADRE ALFREDO SALEIRO CARDOSO

OBRIGADO, PADRE ALFREDO SALEIRO CARDOSO

“Deixei de ser dos meus, para ser de toda a gente e parti para servir a igreja”

A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar, no arciprestado e concelho de Esposende, acordou, no dia 25 de abril, com uma dor profunda e triste ao ter conhecimento do falecimento de um dos seus mais queridos conterrâneos: o Padre Alfredo Saleiro Cardoso.
Obrigado caro Padre Alfredo por tão boa semente que espalhaste na terra. Obrigado por tudo o que de bom fizeste para melhorar o Reino de Deus e a nossa sociedade.
Com o Pe. Jaime nas Bodas de Ouro
Nas Bodas de Prata Sacerdotais

CHEFE FINO DEIXA-NOS

A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar está muito agradecida ao Delfim pela sua vida e pelos seus serviços à paróquia e ao escutismo.
Adeus, Delfim. Ver-nos-emos no acampamento eterno.

CENTRO SOCIAL DA JUVENTUDE DE MAR
ANDEBOL FEMININO - ÉPOCA 2021-22
BAMBIS - MINIS - INFANTIS - INICIADOS - JUVENIS - JUNIORES - SENIORES